10 Programas que mais dão lucro na TV brasileira

Os brasileiros gostam de assistir TV. Não é a toa que esse aparelho eletrônico está entre os mais vendidos da categoria. As emissoras brasileiras dependem muito da audiência dos seus programas para se manterem no ar e com isso aumentarem sua rentabilidade.

Para que uma emissora de televisão se mantenha ativa e com os programas no ar, é necessário que ela tenha uma boa audiência.

Um programa com maior audiência atrai patrocínios que podem chegar a contratos milionários devido às suas ações de marketing.

Como os canais abertos faturam?

Existem algumas maneiras que proporcionam um maior faturamento dos canais abertos. Essas ações são legais e praticamente todas as emissoras fazem. Acompanhe:

Espaço reservado para anúncios publicitários

Esses espaços para as propagandas publicitárias são os mais comuns e eles existem desde que a televisão foi trazida para o Brasil.

Essas propagandas são exibidas sempre nos intervalos das programações, muito comum nos programas esportivos.

Espaço dedicado ao Merchandising

Esse tipo de propaganda você já deve ter visto. Sabe quando você está vendo um programa de televisão e de repente o apresentador interrompe para fazer a propaganda de algum produto? Então, isso é Merchandising.

Reality shows, programas de culinária, programas de auditório e até algumas novelas utilizam essa ação com uma certa frequência.

Licenciamento de produtos

Esse tipo de ação é nova no país, mas diversas emissoras já estão fazendo isso.

Esse tipo de licenciamento é quando a emissora transforma suas produções em marcas e vendem os produtos que forem criados a partir delas.

Por exemplo, atualmente diversas novelas já são disponibilizadas no formato de DVD.

Aluguel de horários para terceiros

Algumas emissoras trabalham com esse tipo de arrecadação, alugando o seu espaço de horário para terceiros.

É muito comum nos canais religiosos de igrejas e que tenham programas de televendas. Esses horários provavelmente são alugados.

Aqui no Brasil esse modelo de aluguel de horário existe desde os anos 90.

Uma das primeiras emissoras a utilizarem esse modelo foi a Band. Hoje você encontra espaços alugados na Gazeta, entre outras.

Conheça a seguir os 10 programas mais rentáveis da TV

Existem algumas emissoras que lideram absoluta o ranking do Ibope. Essas são as que mais possuem programas com rentabilidade alta.

Mas não são apenas os programas da TV aberta que são rentáveis e atraem marcas interessadas em faturar. Cada vez mais os programas da TV paga estão aumentando a audiência e com isso aparecendo em posições de destaque no Ibope.

A Globo ainda concentra uma maior fatia na geração de lucros com seus programas, pois concentra a maior fatia de propagandas publicitárias.

A seguir você confere uma lista com alguns programas que mais geram lucros para as suas emissoras. Essa lista pode ser alterada a qualquer momento. Acompanhe:

  • Programa do Ratinho – SBT;
  • Hoje em Dia – Record;
  • TV Fama – RedeTV;
  • Melhor da Tarde – Band;
  • Master Chef – Band;
  • Mais Você – Globo;
  • BBB – Globo;
  • É de Casa – Globo;
  • Encontro com Fátima Bernardes – Globo;
  • Campeonato Brasileiro – Globo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *