O que é a DARF? Veja como gerar um novo DARF

Todo contribuinte da Receita Federal precisa estar ciente do procedimento do DARF e para que ela serve. Bem, ainda existe muita dúvida quanto a este documento tão importante para você, por isso, vamos informar você da melhor maneira para que você possa entender do que se trata a ferramenta.

O que é a DARF?

A sigla DARF é referente Documento de Arrecadação de Receitas Federais. Este documento é relacionado a uma quantia cobrada por algumas operações financeiras efetuadas.

O documento é regido pelo Ministério da Fazenda e pela Receita Federal, sendo muito importante para os contribuintes e precisando ser pago dentro do prazo determinado,

O DARF se divide em duas categorias: o DARF simples e o comum. O documento deve ser cumprido e caso isso não aconteça, é necessário gerar um novo boleto corrigido por taxas e juros.

Qual a diferença entre DARF simples e comum?

Como você pode conferir, os serviços proporcionados pelo DARDF se dividem em duas categorias: a simples e a comum. Mas qual seria a real diferença entre ambas?

Bem,quem contribui para o INSS tem acesso a recursos como o PIS, nesses casos, o DARF atua como um instrumento de recolhimento e comprovação dos rendimentos tributáveis do contribuinte.

Para essas ocasiões, utiliza-se o DARF simples. Vale lembrar ainda que o contribuinte pode ainda agendar serviços INSS mesmo sem a emissão do DARF.

A DARF Comum surgiu um pouco depois da Simples com o propósito de recolher com mais eficiência as contribuições dos tributos tanto para pessoa físicia quanto para pessoa jurídica.

Este tipo de documento é o mais utilizado até hoje e é responsável pelas guias de faturamente do PIS. Quem irá receber o abono salarial precisa estar atento á emissão deste documento.

Como gerar o novo DARF?

Se você perdeu o prazo ou deixou de cumprir com a DARF, é necessário gerar uma nova via de pagamento e você pode utilizar três meios para fazer isso.

A primeira opção é utilizar o recurso da Receita Federal. No site da Receita, você pode ter acesso ao DARF de cada mês. Este recurso é é a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) e você pode acessar o extrato acessando a opção “Demonstrativo de Débitos Declarados”.

Uma outra opção é usar o recurso da Receita Federal que permite o cálculo e emissão das quotas do DARF. O programa pode ser acessado via internet. Você também pode optar por realizar essa declaração do DARF manualmente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *