Veja como emitir DARF online!

A DARF é um documento de arrecadação de rendimentos muito importante e está relacionado com a Receita Federal. Nem todo mundo sabe, mas é possível emitir os dois tipos de DARF sem sair de casa, apenas usando uma ferramenta da internet. Quer saber como funciona essa possibilidade? Continue lendo e entenda:

O que é DARF?

DARF é uma sigla referente ao Documento de Arrecadação de Receitas Federais. Como você já deve saber, todas as operações financeiras como transição de renda de uma empresa, compra e venda de imóveis, entre outros.

O recurso do DARF será justamente uma ferramente de cobrança de impostos para essas operações por parte da Receita Federal e do Ministério da Fazenda.

Essa é a única forma de comprovar o agamento dos valores que ficam embutidos nos rendimentos tributáveis, por isso, os contribuintes devem estar atentos para a sua emissão.

Além disso, é importante que você saiba qual o tipo de DARF você irá utilizar. Existem dois tipos de DARF direcionados para um objetivo específico.

Quais os dois tipos de DARF?

Quem vai emitir o DARF, precisa antes saber qual a ferramenta que será utilizado. Isto porque o recurso se divide em duas categorias, sendo elas a DARF Simples e a DARF comum.

O DARF simples passou a ser pouco utilizado, já que em 2011 passou por uma mudança, promovendo o lançamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). O recurso é destinado a atribuição de valores por parte de pessoas jurídicas, ou seja, por empresas.

O segundo tipo, denominado DARF Comum, está sendo fortemente utilizado até hoje. Além disso, essa opção é a forma de arrecadar os tributos tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas.

Como emitir DARF online?

O imposto de renda funciona através de uma plataforma online desenvolvida pela Receita Federal, e será justamente através dela que você poderá emitir a sua DARF.

Você deve ter acesso ao programa do IRPF do ano em questão, acessar a plataforma e clicar na opção “Declaração”. Depois, você deve clicar em “imprimir” logo após na opção “Darf com código de barras.” Feito isso, você estará emitindo de forma simples o seu documento de arrecadação.

Mas caso você esteja emitindo o DARF apó a data de vencimento do mesmo, vale lembrar que esta arrecadação virá corrigida por acréscimos de juros. Geralmente, o prazo limite para pagamento é no dia 29 de abril, portanto, fique de olho nos prazos!

FONTE: https://impostoderenda2020.com.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *